Nos últimos anos, a Soudal tem investido fortemente no desenvolvimento de soluções para atender, de forma eficaz e duradoura, o cada vez mais exigente sector das janelas eficientes.

 

Para assegurar a melhor qualidade das janelas eficientes a Soudal investe fortemente em soluções integradas e está presente em todas as fases da cadeia de valor:

- Na indústria do vidro, com soluções completas de selagem para o fabrico de vidro duplo isolante;

- Em conjunto com os detentores de sistemas de alumínio, PVC e madeira de forma a melhorar o desempenho energético dos seus produtos;

- No desenvolvimento de soluções que permitem aos fabricantes de janelas melhorar os seus produtos do ponto de vista energético, acústico e de reforço estrutural;

- E, por fim, para os instaladores, a quem apresenta o mais completo conjunto de soluções para a correta instalação da janela e o seu melhor desempenho do ponto de vista de isolamento térmico, acústico e estanquidade à água e ao ar, o Soudal Window System.

O Soudal Window System é um sistema exclusivo da Soudal que aborda a janela propriamente dita e a sua área envolvente como um todo, apresentando a melhor solução para cada tipo de janela e instalação e visa sobretudo garantir a eficiência máxima da janela desde que correctamente instalada. De facto, pouco serve ter uma janela eficiente se depois esta não é corretamente instalada ou seja, é necessário garantir que a zona de ligação janela-parede também seja eficiente, quer do ponto de vista térmico, acústico e de estanquidade ao ar e à água. Se tal não acontecer, as reclamações dos clientes são inevitáveis: condensações e formação de bolores e fungos, destruição do estuque e tintas interiores, correntes de ar por deficiente estanquidade na ligação janela-parede, mais ruído que o expectável e maior necessidade de aquecimento ou arrefecimento para manter a temperatura interior na zona de conforto.

 

Como evitar que apesar das janelas terem evoluído nos últimos anos, estas se continuem a instalar como há 30 anos atrás? Para dar respostas a estas questões, a Soudal desenvolveu três tipos de sistemas de instalação — Basic, Plus+ e Premium — e, trabalhando junto dos seus principais parceiros comerciais, divulga massivamente junto dos clientes finais e dos decisores/prescritores a melhor forma de se informarem junto dos seus fornecedores de janelas sobre os benefícios de instalar corretamente janelas eficientes.

 

As vantagens para todos são evidentes: o cliente beneficia da redução dos custos de manutenção, do menor consumo de energia (maior eficiência energética), da redução da pegada ecológica (redução das emissões de gases com efeito estufa), das soluções à medida das suas necessidades e de mais saúde e bem-estar. Os detentores de sistemas, fabricantes de janelas e instaladores evitam problemas no futuro (menos custos no pós-venda), dão maior valor acrescentado às suas soluções de caixilharia, diferenciam-se face à concorrência e obtêm uma maior satisfação por parte do cliente final. Em resumo, todos têm a ganhar com janelas eficientes eficientemente instaladas.

 

Rui Salgueiro Alves

Industry Business Unit Manager & STEP coordinator (Soudal Technical Experts - Portugal)