dampdicht maken

Selagem estanque ao vapor

É melhor tornar as casas permeáveis ao vapor ou estanques ao vapor?

O princípio básico é que um edifício e o seu isolamento devem ser capazes de secar e permanecer secos. Esta discussão é contínua, pois quanto mais espesso for o isolamento que se instala, maiores são os problemas que se podem ter com a humidade na habitação.

O isolamento de um edifício destina-se a limitar as perdas através da transmissão de calor. Valores elevados de Rc levam a uma menor perda de calor e, portanto, a um menor consumo de energia, desde que o isolamento seja seco e se mantenha seco.

A humidade é produzida em grandes quantidades nas habitações (na ordem dos 10 litros por dia, dependendo do número de pessoas, entre outros fatores). Tais quantidades só podem ser retiradas das habitações por ventilação - dito de forma simples, a ventilação é obrigatória.

O Instituto de Investigação de Edifícios belga (CSTC/WTCB) recomenda que um edifício deve ser impermeável no interior e respirável no exterior, o que significa que o isolamento é protegido contra a infiltração de vapor do interior do edifício. Este é o método padrão utilizado nas construções tradicionais de paredes e nos telhados inclinados, sendo frequentemente considerado como a situação em que existe a menor probabilidade de condensação.

dampdicht maken

Difusão de vapor

O vapor de água desloca-se sempre de áreas com uma elevada concentração de vapor (onde existe uma elevada pressão de vapor) para áreas com uma menor concentração de vapor. A diferença na pressão de vapor é o resultado de uma diferença na temperatura ou humidade relativa (HR) do ar em ambos os lados.

Quando o material de um lado entra em contacto com o ar com uma pressão de vapor inferior à do outro lado, por exemplo numa fachada ou num telhado, o vapor de água fluirá através do material devido à diferença na pressão de vapor. Este fenómeno é denominado difusão de vapor de água ou difusão de vapor e resulta num fluxo de vapor (água).

A humidade numa casa encontrará sempre o seu caminho para uma área com menor humidade do ar (difusão de vapor). Uma membrana barreira de vapor no lado quente é necessária para manter a humidade fora da estrutura do edifício e do isolamento. Como uma membrana de barreira de vapor tem juntas em vários locais, o ar húmido ainda estará presente na estrutura do edifício e no isolamento através de "fugas", podendo arrefecer e condensar. Para evitar danos na estrutura do edifício, tais como o apodrecimento, esta condensação deve ser descarregada para o exterior: a estrutura deve, portanto, ser resistente à água no exterior, mas respirável.

O transporte da humidade (transporte de vapor) através da estrutura do edifício é impedido por uma resistência específica que depende do material e da sua espessura. Esta resistência à difusão de vapor é representada pelo valor µ (valor ”miú”), um número adimensional igual à relação entre a resistência ao vapor do material e a resistência ao vapor de uma camada de ar com a mesma espessura. O valor µ de um material indica, portanto, quantas vezes maior é a resistência ao vapor de difusão do material do que a resistência à difusão de uma camada de ar da mesma espessura, também conhecida como espessura equivalente da camada de ar.

 

dampdicht maken

Convecção de vapores

“O transporte da humidade (transporte de vapor) como resultado do fluxo de ar, por exemplo através de fugas de ar no material de isolamento, é chamado transporte convectivo da humidade. A quantidade de humidade que entra na estrutura do edifício através destas fugas é muitas vezes muito maior do que a humidade que entra no material por difusão”. Isso é mais uma razão para evitar fugas de ar e construir estruturas herméticas.