1 - Como devem ser armazenados os selantes?

Os selantes devem ser armazenados num local fresco e seco onde a temperatura esteja entre +5ºC e +25ºC. Quando o produto se encontra aberto, deve selar a ponteira de forma a evitar que a humidade entre em contacto com o produto para evitar que este cure no interior da ponteira e/ou cartucho.

 

2-  Como posso remover manchas e resíduos de selante?

Se o selante não estiver curado e tiver derramado numa superfície não porosa ou lisa, pode ser removido com um pano seco e white spirit. As superfícies porosas são difíceis e por vezes mesmo impossíveis de limpar. Mesmo silicone não curado irá deixar resíduos. Recomendamos que tenha extremo cuidado quando aplicar em superfícies porosas ou junto destas e use sempre fita de proteção de forma a evitar manchas indesejáveis. Remova imediatamente a fita após aplicar a solução de acabamento de forma a evitar a formação de pele por cima desta.

 

3 - Em que condições podem ser usados os selantes?

Os selantes devem ser aplicados numa superfície preparada correctamente. As fichas técnicas dos produtos possuem as instruções específicas para cada produto individual. De forma geral, a superfície deve estar limpa, seca e sem pó ou gordura. Deve usar primário, se tal for necessário (em superfícies porosas). A temperatura ambiente e da superfície deve ser superior a +5ºC. Uma superfície congelada leva a uma má ou nenhuma adesão do selante. Nunca aplique um selante de silicone à chuva.

 

4 - O selante de silicone pode ser pintado?

Não, a tinta não adere aos selantes de base silicone.

 

5- Posso usar silicone em pedra natural (por exemplo, mármore)?

O silicone comum possui óleo de silicone que pode penetrar na pedra porosa e levar ao aparecimento de manchas negras perto do selante. Esta é chamada a contaminação da borda do selante e não é possível remover ou reverter. Os silicones especialmente desenvolvidos para pedra natural evitam este tipo de problema uma vez que não mancham a pedra natural.

 

6- Quais as dimensões correctas de uma junta?

Deve garantir que a junta do selante tenha entre 6 a 20mm de largura. A profundidade da junta dependerá da sua largura. Para juntas até 12 mm de largura, a profundidade da junta deve ser igual à sua largura. Para juntas com largura superior a 12mm, a sua profundidade deve ser metade da espessura da mesma.

 

7- Qual a diferença entre selantes e adesivos?

Os adesivos colam materiais entre si mas nem sempre são elásticos. Os selantes para além de colarem os materiais, selam as juntas entre os substratos e absorvem movimento das juntas. Os selantes tendem a ser menos eficazes na colagem entre os dois substratos. Alguns produtos híbridos como a Gama Cola e Veda T-Rex oferecem tanto uma forte colagem como uma selagem perfeita. A tecnologia híbrida combina as duas propriedades.

 

8- Usei um selante de silicone especial para casas de banho mas tem bolor. Como é possível? 

Os componentes fungicidas são adicionados para proteger os selantes de silicone usados em aplicações sanitárias (casas de banho e cozinhas). Como resultado, o selante evita o aparecimento de fungos e manchas durante um longo período de tempo. No entanto, factores como má ventilação do espaço ou resíduos de sabão na junta durante longos períodos de tempo afectam as propriedades fungicidas do selante.

 

9 - Quais as dimensões correctas de uma junta?

Deve garantir que a junta do selante tenha entre 6 a 20mm de largura. A profundidade da junta dependerá da sua largura. Para juntas até 12 mm de largura, a profundidade da junta deve ser igual à sua largura. Para juntas com largura superior a 12mm, a sua profundidade deve ser metade da espessura da mesma.

A profundidade do selante deve ser metade da largura. Quantidades menores ou maiores podem causar fissuras no selante durante a polimerização ou movimento da junta.

O fundo de junta deve ser sempre usado para garantir a aderência em apenas duas superfícies.

Saiba mais sobre os Selantes da Soudal