O QUE É O HYDRO BLOCK WET?

O Hydro Block Wet é um produto de impermeabilização elástico, sem solventes, monocomponente para superfícies verticais e horizontais. Excelente aderência na maioria das superfícies, mesmo antigas ou húmidas, sem necessidade de usar primário.

Ver informações na página do produto

 

QUESTÕES TÉCNICAS

APLICAÇÕES

Depois de quantas horas posso fazer a aplicação da segunda demão?

Com o Hydro Block Wet, tem de esperar no mínimo 2 horas. Sem limite máximo.

 

É necessário o uso de um primário antes de aplicar a membrana líquida Hydro Block Wet?

No caso do Hydro Block Wet não é necessário o uso de um primário. Este produto tem uma boa adesão sem primários, mesmo em superfícies húmidas.

 

É possível colar mosaicos por cima de uma membrana líquida?

Quando o produto em questão se trata do Hydro Block Wet, em algumas circunstâncias é possível, mas obrigatoriamente com acompanhamento técnico da Soudal. 

 

Uma membrana líquida é transitável?

Sim, para utilizações pedonais moderadas. O Hydro Block Wet tem classificação P2 - Tráfego moderado / acessível para manutenção. 

 

Posso aplicar membrana líquida numa parede? A parede vai "respirar"?

Hydro Block Wet é microporoso permitindo a respiração das superfícies. A parede não deve ter humidade no seu interior, caso contrário, poderá formar bolhas. 

O Hydro Block Wet pode ser aplicado em superfícies verticais e horizontais.

 

Não me pareceu nada de extraordinário ao aplicar o Hydro Block Wet mas será que estou a fazer algo incorreto?

A aplicação do produto não é propriamente difícil. A maior dificuldade prática, é conseguir distribui-lo, o mais uniformemente possível por toda a área.

Os 2,5 kg por m2, originam uma espessura de produto de 1,5 mm.

Recomendamos aplicar estes 2,5 kg/m2 em 2 demão (1,25 kg/m2 por demão), ou seja, em cada demão, 1 saco de 5 kg deveria cobrir aproximadamente 4m2.

Dica de aplicação: 

Ao iniciar a aplicação, diria que para melhor assegurar uma correta distribuição do produto por toda a área, deverá ser utilizado a 1ª demão numa cor diferente da cor final pretendida. Visualmente seria mais fácil assegurar a correta distribuição da 2ª demão. Marcar os 4 m2 para aplicação de cada saco, em cada demão, também ajuda.

 

Como posso remover a membrana liquida SMX depois de aplicada? 

Uma das caracterísitcas da membrana líquida SMX é que não se dissolve com água, em nenhuma circunstância. Para o limpar o Hydro Block Wet só com solvente, como o T-Rex Cleaner

 

Havendo paredes interiores e exteriores com algum nível de salitre, que tipo de produtos e/ou técnicas aconselham, para reduzir de forma acentuada este problema?

O salitre tem uma atuação com caracterísitcas muito específicas. Em geral sobe por capilaridade pelo interior da parede. O Hydro Block Wet está pensado para evitar que a água o atravesse desde o exterior até ao interior. Não funciona no caso de salitre.

Há produtos no mercado que atenuam a manifestação do salitre. A sua eficácia depende de vários fatores, incluindo a intensidade do problema. A Soudal não comercializa esta gama em Portugal, neste momento. 

 

Esperei 3h para dar a segunda demão e ainda hoje, há mais de uma semana, ela continua peganhosa, é normal? 

Recomendamos esperar no mínimo 3 horas após a 1ª demão, antes de aplicar a 2ª demão. No entanto, quando para aplicar a 2ª demão é preciso calcar a 1ª demão (o que acontece sempre em terraços e varandas, mas não seria o caso em caleiras e paredes, por exemplo).  No entanto, é normal que mesmo assim,o produto ainda está pegajoso. Esta pagajosidade, em geral, perde-se ao fim de 3 a 4. Grantidamente essa pegajosidade vai desaparecer na totalidade. Diria que não durará nunca mais de 10 a 15 dias e cada vez mais fraca.

     

    É possível andar por cima, após aplicação de uma membrana líquida?

    Sim, para utilizações pedonais moderadas. O Hydro Block Wet  tem classificação P2 - Tráfego moderado / acessível para manutenção.

     

    Tenho um terraço para impermeabilizar e depois colar cerâmico por cima. Como fazer?

    Não é a solução ideal, mas nalgumas circunstâncias, é possível com o Hydro Block Wet.

     

    Raspei com intensidade a membrana antiga existente até deixar a cerâmica à vista (sem decapá-la,) seria necessário?

    Não será necessário remover a membrana antiga, desde que estivesse bem aderida, bastaria limpar. De qualquer forma, não há qualquer problema em remover a membrana antiga. Caso fosse uma tela asfáltica, deveria ser totalmente removida.

     

    Após a aplicação de uma membrana líquida Hydro Block Wet, quanto tempo devo aguardar até poder circular/visitar/utilizar o terraço?

    Idealmente no mínimo 2-3 dias.

     

    Como se aplica uma membrana líquida? (Pincel, rolo, etc.)

    O Hydro Block Wet  pode ser aplicado com pincel, trincha, rolo, espátula.

     

    Antes da aplicação de uma membrana líquida, é preciso misturar o produto?

    Hydro Block Wet é  sempre útil mexer o produto para homogeneizar, antes da aplicação.

     

    Posso utilizar o produto em parede com fissura?

    Sim. Se tiver uma parede fissurada, pode aplicar Hydro Block Wet no exterior. Aplicar 2 demão, com um consumo mínimo de 1,5 kg/m2 já para as 2 demão. HydroBlock Wet é pintável, caso seja esteticamente útil nessa situação.
    Eventuais fissuras de maior dimensão (>5mm), deverão ser previamente tratadas com Soudaseal 215 lm.
     

    Posso utilizar o produto em paredes interiores?

    Nas paredes interiores não pode usar o produto!
    Se detetar o local provável por onde a água da chuva entra, vinda do exterior, poderá aplicar no exterior, o Hydro Block Wet ou outro da gama Hydro Block, consoante a situação concreta.
     

    Qual é o melhor produto para lidar com humidade/bolor a aplicar em paredes e chão exerior?

    A melhor solução é o Hydro Block Clean.
    Tratando-se dum suporte poroso, após limpeza poderá ser protegido, para evitar futuras infestações, com Hydro Block Clear.

    Veja mais informações sobre Hydro Block Clean e Hydro block Clear.
     

     

    CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

    Rendimentos conforme o local a a aplicar:

    Local a aplicar:

    a. Vertical
    b. Ligeiramente inclinado
    c. Plano
    d. Canais e lagos (caleiras, circuitos de alimentação de lagos, etc..)

    Hydro Block Wet:

    a. 1,5 kg/m2
    b. 2,0 kg/m2
    c. 2,5 kg/m2
    d. 3,0 kg/m2

     

    Quanto tempo demora a secar?

    Hydro Block Wet resiste à chuva após 2 horas. Aguardar no mínimo 2 horas de secagem, entre demãos. No caso de aplicação em zonas onde é necessário caminhar por cima para aplicar a 2ª demão, esperar até a superfície poder ser pisada.

     

    1 kg dá para quantos metros quadrados?

    A embalagem de 1 kg de Hydro Block Wet  destina-se a pequenas aplicações pontuais, como reparação de caleiras, telhados, etc. Para uma aplicação profissional, esta embalagem contém um kit de aplicação do produto.

    Para situações de emergência tem também disponivel o Hydro Block Wet no formato de 500gr.

    No caso do Hydro Block Wet , podemos considerar o seguinte rendimento: 

    • Superfícies planas com possibilidade de água estagnada: 2,5 kg/m2. Superfícies com pouca inclinação: 2,0kg/m2. Superfícies verticais ou com forte inclinação 1,5 kg/m2

     

    Porque é que a membrana Hydro Block Wet não seca ao fim de 3h?

    Pegajosidade é uma característica do produto durante um periodo de tempo. É diferente de não ter secado! A pagajosidade vai desaparecer totalmente.

     

    Existe membrana líquida Hydro Block Wet em cor transparente?

    Não existe em transparente. As cores disponíveis são: 

    • Cinzento
    • Branco
    • Terracota

     

    A membrana líquida SMX não é um produto transitável, apenas visitável. Haverá alguma sugestão para colocar algo por cima para poder transitar?

    Transitabilidade pedonal, não intensa, é admissível.

    Ou seja, evite arrastar objetos, principalmente com arestas (cadeiras mesas, etc). Tacões de salto alto, ou similares também são mais agressivos.

    Se a transitabilidade for um pouco superior ao inicialmente pensado, o que poderá ocorrer é um desgaste mecânico do produto. Isto ococrre primeiramente nas zonas de passagem preferencial – junto a portas ou escadas. Neste sentido, a utilização duma cor diferente na 1ª demão, também teria sido útil. Serviria de alerta ao desgaste mecânico, quando ficasse visível.

    Há opções para proteção do produto, dependendo da adequabilidade à situação em particular.

    Exemplos possíveis: aplicar uma relva sintética (pousada ou colada por pontos/faixas). Se for a opção, consulte-nos para indicar a cola correta.

    Aplicar lagetas auto-portantes, pousadas. Neste caso, recomendamos colocar previamente uma manta de geo-têxtil de gramagem 200gr/m2, para proteção da membrana de impermeabilização; aplicação dum deck; etc

     

    Quais as cores disponíveis das membranas líquidas? 

    Para o Hydroblock Wet as cores disponiveis são: Cinzento, Branco e Terracota

     

    O balde de 10kg de Hydro Block Wet tem 2 sacos. Devo misturar os 2?

    Não. O balde de 10kg de Hydro Block Wet tem 2 sacos com o mesmo produto. Cada saco deve ser usado individualmente. Esta divisão facilita a utilização do produto e permite utilizar em momentos distintos.

     

    Uma membrana líquida tem boa aderência sobre que materiais/suportes?

    Hydro Block WetA sua  adesão é boa na esmagadora maioria dos materiais de construção, incluindo superfícies vitrificadas. Não aplicar em policarbonato. Não aplicar sobre telas com parte betuminosa à vista. Boa aderência em metal. Pode ser aplicado sobre telas antigas degradadas, desde que a tela esteja consistente e bem aderida, com exceção de telas betuminosas à vista, que deverão ser totalmente removidas. Pode ser aplicado por cima de uma membrana mais antiga, desde que esta esteja bem aderida. Pode ser aplicado sobre a tela de alumínio ou tela de xisto, pvc, etc. A única exceção é tela betuminosa à vista. Recomendamos consultar a Soudal.  Também pode ser aplicado sobre tela de alumínio. Se esta estiver degradada, deixando a parte asfáltica à vista, recomendamos remover totalmente a tela asfáltica.

     

    A membrana líquidada Hydro Block Wet Soudal é prejudicial a plantas ou animais aquáticos/anfíbios (no caso de se tratar de aplicação num lago)?

    Hydro Block Wet  de uma forma genérica, não é recomendável para esta aplicação mas a experiência diz-nos que em geral, não é prejudicial, deixando o produto curar pelo menos durante 1 semana e enxaguar antes de encher com água.

     

    O Hydro Block Wet é pintável?

    Sim. É pintável após cura completa (mínimo 24h).

     

    Qual o rendimento do Hydro Block Wet?

    No caso do Hydro Block Wet, a área possível a impermeabilizar é a seguinte:

    • Tanques de água: 3,0 kg/m2.
    • Superfícies planas com possibilidade de água estagnada: 2,5 kg/m2.
    • Superfícies com pouca inclinação: 2,0kg/m2.
    • Superfícies verticais ou com forte inclinação 1,5 kg/m2

     

    A membrana de impermeabilização Hydro Block Wet tem fibras?

    O Hydro Block Wet é um produto mecanicamente resistente e com elasticidade, não necessitando de fibras. As fibras tiram elasticidade ao produto e não trazem vantagem adicional na transitabilidade dos produtos.

     

    CUIDADOS DE UTILIZAÇÃO

    Depois de abrir a embalagem (de uma membrana líquida) pode-se guardar o produto restante?

    Hydro Block Wet pode-se guardar e reutilizar. Ter o cuidado de selar o saco de alumínio, com um atilho ou similar. Fechar bem a tampa depois da utilização.

     

    Como se devem lavar os pincéis utilizados com as membranas líquidas?

    Para o Hydro Block Wet , deve lavar com o produto ainda fresco com T-Rex Cleaner ou outro diluente análogo. Produto reticulado só pode ser removido mecanicamente.

     

     

     

     

    Saiba mais sobre a Gama de Impermeabilização e Catálogos Soudal.