O QUE SÃO ESPUMAS PU?

São espumas à base de poliuretano (PU), que é um material que cura em contacto com a humidade do ar e tem uma expansão significativa em relação ao seu volume inicial. Tem um alto poder de adesão podendo ser trabalhada após a cura.

 

Onde posso utilizar as Espumas PU?

Estas espumas são utilizadas na maioria dos casos em batentes de portas ou janelas dos mais diversos materiais, pois adere praticamente a quase todos desde a madeira, ao ferro, alumínio, PVC, tijolo, cimento, materiais de isolamento, tubos e canos, metais e alguns plásticos (excepto PP, PE, PTFE e silicones).

É altamente eficaz para isolamentos térmicos e acústicos.

 

APLICAÇÕES 

A lata necessita de ser agitada durante a aplicação?

É recomendado agitar a lata ocasionalmente durante as aplicações, especialmente após interrupções na aplicação de forma a evitar nova separação do gás propulsor e do pré-polímero.

 

Como posso remover manchas de espuma?

A espuma fresca pode ser removida com removedor de espuma fresca. A espuma curada apenas pode ser removida mecanicamente ou usando o removedor de espuma curada.

 

É necessário humedecer a superfície antes de aplicar a espuma?

Recomendamos a pulverização da superfície com uma camada fina de água dado que a espuma PU necessita de humidade para curar correctamente. Os benefícios deste procedimento incluem:

  • melhor estrutura celular,
  • melhor aderência,
  • tempos de cura mais rápidos
  • e melhor espuma no geral.

Se a superfície não for humedecida existe o risco de esta não curar correctamente e afectar a taxa de expansão. A única excepção a isto é a espuma 2K. Este tipo de espuma endurece sem água porque contém um produto químico que permite uma reacção

 

Existe algum efeito negativo na espuma se a lata não for bem agitada antes da aplicação?

A espuma de poliuretano consiste num pré-polímero e um gás propulsor, que se separam e formam duas camadas durante a armazenagem. A lata deve ser agitada vigorosamente antes do seu uso para misturar os dois componentes e criar uma mistura homogénea. Agitação insuficiente afectará o desempenho e propriedades da espuma, o que resulta em pior estrutura celular e volumes de espuma mais reduzidos.

 

 

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

A espuma de PU é à prova de pragas?

A espuma de PU pode criar uma boa vedação para manter os insectos fora da habitação. A espuma de PU não vai evitar os ratos ou ratazanas, pois irão encontrar outra maneira de passar. A espuma de PU pode ser usada em conjunto com uma rede de arame para impedir a entrada de pragas maiores.

 

O que é a expansão da espuma PU?

A expansão pode variar dependendo se o produto é de aplicação manual ou com pistola. A espuma manual irá expandir-se 150-200%, o que significa que a junta ou cavidade só precisa de ser preenchida entre 30-40%.

Se o produto for de aplicação com pistola, a espuma expandirá entre 50-100%, o que significa que a junta ou cavidade terá de ser preenchida em pelo menos 50%.

A taxa de expansão dependerá do ambiente e da temperatura da lata, bem como da humidade.

 

CUIDADOS DE UTILIZAÇÃO

Como devo armazenar uma lata de espuma de pistola?

A melhor forma de armazenar a lata é deixá-la na pistola de aplicação. Caso não a queira deixar na pistola, limpe a válvula e a pistola com Limpador Gun & Foam. Ao remover a lata na pistola, é importante esvaziar a lata antes de desenroscá-la da pistola para evitar acidentes com a espuma.

 

Porque devo guardar a lata com a válvula na vertical?

A válvula possui uma peça que liga o exterior da lata ao interior que não é 100% estanque. Se a humidade entrar na lata, pode reagir com o isocianato presente nesta e começar a curar, resultando num bloqueio da válvula. No caso de o produto ter o sistema 'Duravalve', não há problema em armazenar a lata horizontalmente.

 

 

 

 

 

Saiba mais sobre a Gama de Espumas PU e Catálogos Soudal.